Vou compartilhar essa experiência que muito me alegra, eu penso que todos deveriam fazer um intercâmbio não importa a idade. O conhecimento que a gente adquire é impressionante, realmente vale a pena essa experiência.
Aquele velho tabu "que para fazer intercâmbio tem que ser jovem” já está muito ultrapassado. Quero compartilhar da minha alegria de encontrar tantos brasileiros queridos e maravilhosos aqui na Europa.
Comecei a trabalhar em um bistrô em Dublin, logo percebi que tinha brasileiros trabalhando também. Incrível quando veem duas pessoas conversando ahhh que legal você também é brasileira? E a conversa vai fluindo e tu se sente em casa, tu esquece a idade que tem, tu se sente jovem.
O carinho, o cuidado, a preocupação uns com os outros é impressionante.
Eu me senti acolhida e protegida por esses jovens brasileiros que estão sempre me perguntando e aí? Tudo bem? quer um cafezinho?
Eu acredito no diferencial do povo brasileiro, o brasileiro é mais fraterno, mais emotivo e mais carinhoso; com certeza existe em outros países essa troca fraterna também. Mas, acredito que nada se iguala ao do nosso povo brasileiro.
Aqui eu me sinto jovem, muitas vezes esqueço a minha idade e esse esquecimento não me entristece nem um pouco
Uma amiga brasileira me contou que há anos atrás estava trabalhando aqui no centro de Dublin e perto dali um apartamento estava pegando fogo disseram para ela que no apartamento morava brasileiros, ela deixou tudo o que estava fazendo e logo foi ajudar; felizmente ninguém se feriu mas, queimou tudo. Porém os BRs se uniram e conseguiram arrecadar roupas, sapatos, produtos pessoais, eletrônicos, e etc. É dessa solidariedade que quero enfatizar nesse relato, pois é admirável que mesmo longe da sua pátria conseguimos nos unir para fazer o bem.
No meu primeiro dia de trabalho enviaram por engano outra menina para fazer o mesmo trabalho que eu já estava fazendo, Ela disse dona Edna esse trabalho é muito pesado para a senhora tem outros tipos de trabalhos mais leves. Essa menina que mal me conhecia já demonstrou a sua preocupação.
Em setembro de 2020, um menino brasileiro morreu atropelado enquanto trabalhava ele fazia entrega de comida (delivery) aqui em Dublin. E a comunidade brasileira fez uma passeata para prestar homenagem a esse jovem trabalhador. Eu estava lá.
Um padre Irlandês pediu a palavra, ele morou muitos anos no Brasil. O padre disse palavras lindas, disse que ama o Brasil e o quanto admira o povo brasileiro.
Vi lágrimas escorrendo na face de muitos brasileiros que estavam ali, com o pronunciamento do padre. Como não se emocionar?
Óbvio, que nem tudo são flores, as vezes tu percebe os espinhos também. Esses espinhos muitas vezes machucam, fazem você chorar; mas, tudo é aprendizado.
As vezes você se depara com um chefe inseguro que quer demonstrar o seu poder, sendo arrogante, grosseiro, mau educado; isso fazem lágrimas rolarem mas, passa, quem disse que tudo são flores?
Dedico esse meu texto de hoje a todos esses brasileiros guerreiros que tiveram coragem para voar, tiveram coragem de sair da zona de conforto.
Muito orgulho desse povo acolhedor, hospitaleiro, guerreiro, trabalhador….
O que é o povo brasileiro? Essa miscigenação (mistura de várias etnias) - fez nascer esse povo cheio de humor, de carinho, de alegria, de charme, de graça, de fraternidade e muita união.
Essa união faz eu sentir muito orgulho desse povo aguerrido e forte.
Texto por Edna Alano - 61 anos / RS - Brasil
Comentários
Obrigado por compartilhar cada momento e por nos incentivar sempre, mesmo quando encontramos alguns espinhos no meio do caminho.
Obrigada Amiga por compartilhar e aguardo mais histórias.